No formato de uma mão voltada para cima ou para baixo, com inscrições de desenhos de peixes, olhos, pombos, estrelas de Davi e orações sua representação simbólica é sempre de benção e proteção divina.

 

HAMSA


No Judaísmo representam os cinco livros da Torah, a quinta letra do Alfabeto Sagrado "HE", a mão de Mirian irmã de Moisés... Para os Árabes seria a mão de Fátima filha de Maomé... Usada pelos fenícios como um símbolo da deusa Tanith, a padroeira de Cartago e usado contra o mau olhado... No Egito, dois dedos representando Isis e Osiris e o polegar seu filho Hórus... Este símbolo também é usado pelos hindus.
Em todas as culturas, Hamsa tem o significado de afastar o mal em todos os seus níveis. Existem várias Hamsa com inscrições determinadas para cada necessidades e objetivos sempre com o proposito de abençoar e proteger. Trabalho, estudo, pessoal... Antes de usar é interessante fazer uma oração específica.

HAMSA

Até o momento não encontrei referência literária em relação a posição das mãos. De modo geral representam bênção e proteção de Deus, para quem faz uso desse símbolo, desde sempre, imantado com essas formas pensamentos de valor.
A mão com a palma para fora e dedos estendidos para o alto em direção ao céu (Kether) é o gesto de "parar", "barrar", "afastar"...Relaciona-se com a energia masculina da força (mão de Moisés).
A mão voltada para baixo, virada para dentro com os dedos estendidos em direção a terra (Malkhuth) traz a energia creadora, manifestada de Deus na forma também de bênção e proteção. Está associada a energia feminina (Mão de Mirian irmã de Moisés).
Assim mediante reflexões, concebo as posições desse Símbolo HAMSA.


Oração do Hamsa ligado a Kabbala: BENÇÃO PARA CASA

Não permita tristeza entrar por esses portões,
Não permita problemas vir a esses muros,
Não permita conflitos nesse lugar,
Que esse lugar seja de benção, alegria e paz.

"Eu Sou" Sônia,SRC,